A bolsa ocupa um espaço muito importante no universo feminino e algumas são o sonho de consumo de muitas mulheres durante décadas.Bolsas que marcaram uma década e permanecem até hoje entre as mais queridas pelas mulheres do mundo.
Pequena, espaçosa, de couro, com
aplicações, com correntes... As opções são quase infinitas, mas 10 delas
marcaram a história da moda e se estabeleceram como ícone de gerações.
1 - CHANEL 2.55
A famosa miudinha de matelassê com alças de correntes metálicas ganhou
este nome por conta de sua data de lançamento: fevereiro de 1955. O
lendário objeto de desejo criado por Coco Chanel deriva da praticidade e
ousadia de sua inventora: farta de carregar as bolsas na mão, a
estilista tratou de colocar alças longas para que pudessem ser
carregadas no ombro – da mesma forma que vestiu calças para cavalgar
quando apenas os homens usavam a peça. Arrasou no pioneirismo!
A 2.55 evidenciou um boom nos últimos anos, o que levou derivações da criação de Chanel a todo mercado popular, mas a original é uma só: 340 funcionários (que trabalham na fábrica há cerca de 17 anos!) são envolvidos no processo de produção; a bolsa passa por 180 etapas até ficar pronta e o preço não fica abaixo de mil libras (cerca de R$ 2.500,00).
A 2.55 evidenciou um boom nos últimos anos, o que levou derivações da criação de Chanel a todo mercado popular, mas a original é uma só: 340 funcionários (que trabalham na fábrica há cerca de 17 anos!) são envolvidos no processo de produção; a bolsa passa por 180 etapas até ficar pronta e o preço não fica abaixo de mil libras (cerca de R$ 2.500,00).
2 - HERMÈS KELLY
A grife francesa Hermès é a delicadeza em forma de acessórios, mas, quem
diria, começou como uma marca de produtos de equitação – por isso o
couro é material tão presente em suas peças. E o primeiro grande hit da
Maison francesa foi, sem dúvida, a bolsa Kelly, um modelo em formato de
trapézio criado na década de 30 e eternizado por Grace Kelly vinte anos
depois.
A princesa de Mônaco não largava seu modelo – que, originalmente, servia para acomodar selas de montaria e foi adaptado para viagens – e fez as vendas alavancarem quando posou para a revista Life usando a sua. O sucesso foi tamanho que a Hermès rebatizou a bolsa em homenagem à diva e o modelo passou a permear o imaginário de toda madame de plantão.
A princesa de Mônaco não largava seu modelo – que, originalmente, servia para acomodar selas de montaria e foi adaptado para viagens – e fez as vendas alavancarem quando posou para a revista Life usando a sua. O sucesso foi tamanho que a Hermès rebatizou a bolsa em homenagem à diva e o modelo passou a permear o imaginário de toda madame de plantão.
3 - HERMÈS BIRKIN
A pequenina cobiçada surgiu graças a um "ataque de pelancas" da atriz
Jane Birkin, em 1984. Em um voo de Paris a Londres, a diva, com
dificuldades para encaixar seus pertences no bagageiro, reclamou, aos
brados, a falta de uma bolsa prática para viagem. Jean-Louis Dumas,
então presidente da Hermès, estava ao lado ouvindo tudo e o resultado
foi o modelo feito especialmente para ela alguns meses depois. Bingo! A
febre foi tanta que a Birkin quase mora nas mãos de celebridades como
Victoria Beckham até hoje.
4 - LADY DIOR - DIOR
Toda a elegância, pompa e sofisticação da Princesa Diana foram
atribuídas a Lady Dior, bolsa que foi rebatizada na década de 1990 –
antes, atendia por Chouchou – em homenagem à mãe do príncipe William, fã
do modelo quadradinho. A bolsa já teve como garotas-propaganda a
primeira-dama francesa Carla Bruni, Marion Cotillard, Monica Bellucci e
Diana Kruger. Ou seja... fina!
5 - SPEED LOUIS VUITTON
Não há perua no mundo que já não tinha portado uma. Mas a febre da
bolsinha Louis Vuitton que, hoje, aparece em variados tamanhos e
estampas, começou com Audrey Hepburn em 1965. Fã do modelo de viagem
Express, a atriz pediu a Henri Louis Vuitton que criasse um modelo
miudinho dele – e nasceu, então, a Speedy 25, nas dimensões 25cm X 18cm.
6 - PS1 - Proenza Schouler
O hit da nova-iorquina Proenza Schouler foi protagonista de um bafafá no
mundo da moda este ano, provando seu sucesso e ascensão como objeto de
desejo. A rede de fast fashion Target, que já lançou coleção em parceria
com a grife, colocou à venda um modelo de bolsa parecidíssimo com o
PS1, lançado em 2008. Resultado: os estilistas da marca ficaram
decepcionadíssimos e o mundo fashion caiu em cima da Target acusando-a
de plágio. Que sucesso, hein?
7 - GUCCI JACKIE O.
Criada nos anos 1950 sob a alcunha de Constance, a queridinha da Gucci
caiu nas graças de Jacqueline Kennedy na década seguinte e ganhou novo
nome em homenagem a ex-primeira-dama americana, que a adotou como xodó.
Cada modelo do mimo é manufaturado por artesãos italianos e leva mais de
10 horas para ficar pronto.
8 - Motorcycle - Balenciaga
Lançada há dez anos, o modelo é hit nas mãos de Sarah Jessica Parker,
Paris Hilton e, aqui no Brasil, Carolina Dieckmann. Disponível em
variados tamanhos e cores, a Motorcyle é flexível e feita com couro de
bezerro italiano. Ícone de estilo!
9 - Stam - Marc Jacobs
A irresistível matelassada com correntes grossas foi desenvolvida pelo
estilista com inspiração na modelo canadense Jessica Stam, musa pela
confiança que passa ao desfilar. Símbolo das modernetes, ela pode custa
até 1.600 dólares, ou cerca de R$2.500,00.
10 - Alexa - Mulberry
Uma it girl que se preze deve ter uma it bag para chamar de sua. E foi
isso que aconteceu com a modelo e apresentadora de TV “descolex” Alexa
Chung, que ganhou uma homenagem da Mulberry em forma de bolsa com seu
nome. O estilo bolsa carteiro virou febre entre a mulherada moderninha e
arrecadou mais algumas centenas de fãs para Alexa e seu estilo.
Fonte:GNT moda
Gosto de todas !!!! Abraço
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